quinta-feira, 30 de outubro de 2014


Há tempos não nos falamos.



hoje não venho com palavras de ódio, nem te culpar por nenhum episódio,
tampouco me colocar em cima de um pódio.


Sim, houve um tempo. Tempo em que desejei cascas de banana na sua calçada,
um bicho gordo na sua goiaba, 28 pedágios na sua estrada.

Também não vim te acusar, nem te mandar se lascar, muito menos te pedir pra
voltar.

A mágoa foi inevitável, mas se história é imutável, talvez tenhamos que pensar
num caminho alternativo viável.

Vim perguntar se você está bem, se continua tendo sonhos do além, se contou dos
seus medos para mais alguém.

Se seu pai largou o cigarro, se você conseguiu trocar de carro, se houve algo entre
a gente que não tenha ficado claro.

Vim dizer que lembrei de você. Porque finalmente comi cordeiro, porque ri
conversando com meu porteiro, porque nosso verão foram anos inteiros.

Vim com bandeira branca, sem qualquer indício de cobrança, apenas me
divertindo com algumas lembranças.

Vim te contar que encontrei aquela nossa conhecida, a que foi morar em
Aparecida, e que ela tá com a bunda super caída.

Vim contar que vi seu colega de trabalho, que ele tá meio grisalho, mas que ainda
dá pra quebrar algum galho.

Vim falar de coisas que ninguém mais entenderia, que achei as fotos daquela
viagem para a Bahia e que finalmente tem açaí aqui na minha padaria.

Não vim criticar sua nova paquera, nem retomar aquele clima de guerra, nem
dizer qualquer coisa que não seja sincera.

Vim te dizer que está tudo ok, que eu tive uma doença, mas sarei, e que aquele
meu vizinho, de fato, é gay!

Não vim te propor uma bela amizade, um sorvete no fim da tarde e nem um fim de
história marcado por vaidade.

Vim pra te desejar alguma sorte, vim porque já voltei a ser forte e porque sei que
memória não respeita pena de morte.

Vim te deixar um abraço, porque te querer bem é o melhor que eu faço e porque,
afinal, já chega desse cansaço.

Vim te dizer para ficar em paz, para respeitarmos o que deixamos para trás e para
propor, enfim, que a gente não se queira mal, apenas não se queira mais.






Por: Ruth Manus

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Sempre quando conversamos sobre nossos signos astrológicos e falamos sobre suas qualidades negativas, ouvimos a mesma ladainha de sempre da qual estamos francamente cansados. “Cancerianos são muito emotivos”, “Arianos não são nada fáceis”, “Taurinos são teimosos”…na maioria das vezes em que criticam um signo, estão criticando uma pessoa em específico. Não há embasamento de conhecimento astrológico, embora não seja de todo ruim fazer a crítica baseada em pessoas conhecidas do signo em discussão.
Mas se você quer saber realmente qual o lado negativo de cada signo astrológico, chegou a hora. Esqueça os papos levianos sobre astrologia e veja o que, de fato, pode existir de ruim em cada pessoa de cada signo. Confira:

ÁRIES

aries
Áries é um signo do elemento fogo em estado cardeal (impulsivo), regido pelo planeta Marte. Só ao associar “fogo” com “Marte”, você já deve entender mais ou menos qual o problema com grande parte dos arianos. São pessoas que, quando perdem o controle, são verdadeiramente violentas. Não estamos falando necessariamente de violência física, pois numa discussão acalorada, o ariano pode falar muitas verdades duras descontroladamente e de forma dramática. Mas pode ter certeza que seu amigo ariano seria um dos primeiros (ou o primeiro) a cair na porrada pra te defender. Aprender a controlar os impulsos mais primitivos é algo que todo ariano devia saber fazer.

TOURO

touro
Vênus é o regente do signo de Touro, que é do elemento terra em estado fixo (imutável). Como um verdadeiro representante do pragmatismo, da firmeza e do senso prático, inerentes ao elemento Terra, o taurino é um ser agarrado aos próprios conceitos, hábitos e, principalmente, prazeres. A pessoa desse signo precisa de solidez em sua vida; precisa viver sob regras bem definidas, adquirir posses tridimensionalmente existentes e precisa sempre que seu prazer seja o mais tangível possível. Isso significa que há pouca satisfação provida por estímulos mentais no taurino. Basicamente, ele é um indivíduo materialista e fixado nos prazeres carnais. Uma lição importante para essa gente é aprender a darmenos importância ao que está na superfície e aprender a explorar conceitos menos envolvidos com dinheiro, beleza e sexo.

GÊMEOS

gemeos
O signo de Gêmeos é regido por Mercúrio, o planeta mais próximo ao sol. Seu elemento é o ar e é um signo de estado mutável. Mercúrio é o planeta do intelecto, das capacidades cognitivas e dos padrões mentais; atributos que estão muito acentuados nos indivíduos desse signo. De rápido raciocínio, prontos para aprender e abertos a conversas com qualquer um, os geminianos são seres que pertencem ao reino mental. Porém, toda essa facilidade com assimilação de informações e com comunicação não os ajuda no fato de que são péssimos para lidar com os próprios sentimentos. O elemento ar é o mais distante do mundo emocional, por ser a essência da racionalidade. Não se lida com emoções difíceis com razão somente. Esses seres mais frios e mentalmente ativos têm facilidade para aprender sobre tudo, menos sobre eles mesmos. Precisam buscar formas de entender o que estão sentindo.

CÂNCER

cancer
O signo em estado cardeal do elemento água, chamado de Câncer, é de fato emotivo como muitos dizem. Regido pela Lua, que é tão importante quanto o Sol no mapa astral de um indivíduo, o canceriano sente, e muito. A Lua dá significado aos padrões emocionais, à sensibilidade e à capacidade de empatia (entender o que os outros sentem). Ser regido por ela eleva isso a algumas potências. O canceriano tem dificuldades em lidar com as próprias feridas, porque elas são muito profundas devido à sua capacidade de sentir com mais intensidade. Isso faz com que eles se fechem e se calem muitas vezes; uma forma de evitar com que sejam machucados novamente pelas durezas da vida. Precisam aprender a se abrir mais ao mundo como um todo, sem medo de ferimentos. Terapias são bem-vindas.

LEÃO

leao
Regido pelo Sol e sendo o signo em estado fixo do elemento fogo, o Leão é um ser de fato luminoso. Note que luminoso tem conotação diferente à que damos para o termo iluminado. Assim como o Sol, os leoninos sabem fazer com que os outros gravitem em torno deles e sabem fazer com que sejam notados. São muitas vezes exemplos de vida, têm personalidades fortes e são muito carismáticos. Mas e quando não são taxados como “exemplares”? E quando eles não conseguem brilhar? O que acontece com um leonino que perdeu seu espaço? Um festival de arrogância. O leonino pode até ser bem classudo e educado, mas pode muitas vezes faltar com humildade. Um leonino só brilhará de verdade quando aprender, de uma vez por todas, que atenção, respeito e admiração genuínas dos outros se sustentam apenas quando o indivíduo sabe dar valor aos que o cercam.

VIRGEM

virgem
“Virginianos são muito perfeccionistas” é algo que você provavelmente já ouviu de alguém. Regidos por Mercúrio, sendo de um signo do elemento Terra em estado mutável, os virginianos têm um vida mental agitada e estão sempre muito ligados (Mercúrio), mas ocupam sua cabeça menos com o “por que” e mais com o “como” e o “onde” (elemento Terra). Eles se esforçam para utilizar o próprio intelecto a serviço de algo, e da forma mais prática possível. Isso é bem legal, até os outros descobrirem que, quando desorganizada, a vida do virginiano se torna um inferno. E a convivência com um deles, por consequência, também se tornará infernal. Isso não é perfeccionismo; é obsessão com os próprios padrões. Quando algo foge do controle do virginiano, prepare-se para ouvir, e ouvir, e ouvir. Talvez precisem aprender que tentar controlar cada aspecto da própria vida é na verdade uma forma de tortura consigo mesmo e com os outros.

LIBRA

libra
Sendo regidos por Vênus, e por serem de um signo pertencente ao elemento Ar em estado cardeal, os librianos são seres apaixonados pelo ideal. Para eles, não há nada mais belo ou perfeito que os seus ideais. Por serem pessoas muito cerebrais, que flutuam muito em volta de conceitos e ideias, é de se imaginar que seja difícil para eles tomar uma atitude pragmática. Tudo antes precisa ser muito bem pensado para que o resultado da situação se aproxime aos ideais deles. Isso significa que librianos muitas vezes se paralisam em meio às dúvidas e são péssimos para tomar decisões importantes, por idealizarem demais o desconhecido e o futuro. Essas pessoas precisam aprender a tomar uma posição firmeem relação a tudo.

ESCORPIÃO

escorpiao
Talvez esse seja o signo mais criticado por todos. Boa parte dessas críticas são basicamente reproduções do que os outros dizem, e são preconceituosas. Mas o escorpiano, como todo indivíduo, tem sim seus defeitos. Regido por Plutão, o planeta da destruição e renovação, e por ser do elemento água em estado fixo, o Escorpião é um ser que desde cedo aprendeu que a vida não é um mar de rosas. Ele é impactado pelo que vê, ouve e sente numa situação relacionada a mortes, fins abruptos, destruições. Por sentir muito intensamente e saber o que é ser “destruído” pela podridão do mundo, o escorpiano desconfia de tudo e todos, mesmo que só de início. Ele observa, calcula aproximações (ou afastamentos) e sabe detectar perversões a quilômetros de distância. Tudo isso para não se sentir “destruído” novamente por alguém. Caso ele se sinta assim, quem o machucou certamente sentirá a retaliação: a picada do Escorpião. Eles não são só vingativos como também sabem se vingar com maestria, porque conhecem a dor, estudaram a pessoa e sabem o que vai mexer mais com ela. A vingança do escorpiano tem pitadas de sadismo e perversão; a mesma perversão do mundo que o impressionou e o feriu originalmente.

SAGITÁRIO

sargitario
Sagitário é um signo em estado mutável do elemento fogo, e é regido por Júpiter, planeta considerado “o grande benfeitor”. Na Astrologia, Júpiter é o planeta da sorte, da grandeza espiritual, da prosperidade e expansividade. Talvez seja por isso que sagitarianos sejam pessoas muito bem-vindas em qualquer grupo de amigos: são pessoas normalmente divertidas, leves e animadas. São muitas vezes a alma da festa. Só que, às vezes, elesperdem a noção. Sagitarianos às vezes têm dificuldades de estabelecer limites para si mesmos e podem ser expansivos demais, cruzando algumas linhas que não deveriam cruzar, principalmente em discussões, desentendimentos e em simples disputas. Eles podem ser competitivos além da conta e podem achar que o território em que estão pisando pertence automaticamente a eles. Uma boa conversa com o amigo sagitariano sem noção, esclarecendo essas questões, já é um bom começo.

CAPRICÓRNIO

capricornio
O signo cardeal do elemento Terra é Capricórnio, regido pelo sóbrio e rígido Saturno, planeta do tempo, da disciplina, dos medos e das limitações. Pois é; não parece ser um planeta muito legal. E não é. Saturno representa as nossas dificuldades, nossas limitações e as lições que podemos tirar do nosso sofrimento, esforço e tempo. Ser capricorniano é, antes de mais nada, ser uma pessoa consciente das próprias limitações. Desde pequenos, eles aprendem que a vida é cheia de provações, de dificuldades e demanda trabalho duro para que cheguemos em algum lugar. Essa consciência muitas vezes transforma o capricorniano num ser um tanto depressivo. Para esconder esse lado mais tristonho e por ter sido impactada com as responsabilidades de um amadurecimento emocional precoce, a pessoa de Capricórnio cria máscaras e mecanismos de defesa, seja na forma de um comportamento quieto e frio ou até mesmo numa persona exageradamente calorosa e animada, para que consigam lidar com as próprias frustrações. Esses precisam de terapia, pelo simples motivo de não se abrirem com os outros com frequência.

AQUÁRIO

aquario
A pessoa de Aquário, signo que faz oposição ao signo de Leão, é regida por Urano, planeta do caos, da rebelião e da liberação. Sendo um signo de ar em estado fixo, Aquário representa o coletivo, o senso de comunidade e a importância de cada indivíduo no meio social. Bem diferente do leonino, não é? Bem…mais ou menos. O aquariano vive pela coletividade, mas ele não se perde no meio da multidão. Ele tem plena consciência de quem ele é e faz questão absoluta de ser completamente diferente de todos. Ele tem dificuldades de aceitar comparações e de se sentir “apenas mais uma pessoa no mundo”. Isso às vezes produz uma necessidade constante de provar ao mundo que é especial, que é único, o que não deixa de ser uma forma de viver pela atenção dos outros. O aquariano é o famoso “do contra”, muitas vezes tomando atitudes rebeldes e polêmicas de graça.

PEIXES

peixes
Finalmente chegamos ao signo de Peixes, mais conhecido como o “signo bonzinho”. Por ser do elemento água em seu estado mutável, e regido por Netuno, planeta das ilusões, dos mistérios e do oculto (num sentido também espiritual), Peixes não parece saber viver sozinho. Tudo que um pisciano faz tem um motivador externo, e é por isso que ele é considerado prestativo, atencioso e bondoso. O problema é que muitos piscianos perdem a noção da própria individualidade, ou fingem perdê-la a si mesmos, só para agradar os outros. Por esse motivo, pessoas desse signo podem viver de forma contida e reprimida, sacrificando o próprio suor, o próprio tempo e as próprias lágrimas por conta de outras pessoas que muitas vezes não merecem sua ajuda.

Fonte: macacovelho.com.br

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Para celebrar a despedida de solteira de uma amiga, algumas mulheres colocaram uma calcinha vibratória na noiva. A calcinha é controlada a distância por um controle, que a faz vibrar com maior ou menor intensidade. Caminhando pelas ruas de Hollywood pedestres que passavam na rua brincavam com o controle e deixavam a noiva estarrecida gritando.





  
"Deixe os pelos do corpo crescerem e aparecerem, e ao inferno com o que os outros pensam" é o slogan das mulheres adeptas aos pelos.
Foto: Getty Images
  Se existe um assunto com o qual as mulheres se preocupam, e muito, é o excesso de pelos. Não há uma que, ao menos uma vez na vida, não tenha se questionado sobre o motivo de termos nascidos com tantos deles, ou não tenha sofrido ao menos um pouquinho na hora da depilação. Para as que sempre reclamam dessa prática comum de todas as mulheres vaidosas saibam que não estão sozinhas.
Com o slogan "Deixe os pelos do corpo crescerem e aparecerem, e ao inferno com o que os outros pensam", um novo movimento feminista vem adquirindo força na Inglaterra e já ganhou algumas adeptas no Brasil. "A intenção é mostrar para as mulheres que a mídia é a culpada por mostrarem sempre como normais as mulheres sem pelos nas pernas, nas axilas e no rosto", disse Jessica Olivas, uma das integrantes do movimento.
Para as meninas do "Hairy Awarey", ou no Brasil, peludas conscientes, se todo mundo adotar o look natural o padrão sem pelos deixará de predominar e as pessoas vão encarar com normalidade os eventuais bigodinhos. Para as menos vaidosas não recorrer à depilação pode até ser uma boa ideia, mas para as que valorizam uma boa aparência fugir das pinças e das ceras pode ser algo impensável.


Fonte: Terra.com.br

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. Nesse espaço de tempo estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios. O início da menopausa só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, uma vez que, durante esse intervalo, a mulher ainda pode, ocasionalmente, menstruar. 


Esse tempo de transição que antecede a menopausa é chamado de climatério. Ele representa a passagem da fase reprodutiva da mulher para a não reprodutiva. O organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona.

A menopausa é mais um estágio na vida da mulher. Nesse período ocorrem transformações no organismo feminino, que aumentam a possibilidade de aparecimento e agravamento de doenças.

Não há uma idade exata para a menopausa: ela varia de mulher para mulher. Em média, ocorre entre os 45 e 55 anos. Pode acontecer antes dessa fase, de forma espontânea ou cirúrgica – a chamada menopausa precoce. A menopausa cirúrgica ocorre após a retirada dos ovários ou do útero. Quando aparece após os 55 anos, é intitulada menopausa tardia.
SINTOMAS

Apesar de não haver uma data pré-estabelecida para o início do climatério (período de transição para a menopausa), algumas mudanças no corpo feminino indicam a chegada da menopausa. A intensidade ou a duração do fluxo menstrual modifica-se, tende a ficar mais espaçada, até parar.

Durante o climatério, é comum as mulheres sentirem outros sintomas físicos e comportamentais. Os principais sintomas da menopausa são:
Ausência da menstruação;
Ressecamento vaginal (secura);
Ondas de calor;
Suores noturnos;
Insônia;
Diminuição no desejo sexual;
Diminuição da atenção e memória;
Perda de massa óssea (osteoporose);
Aumento do risco cardiovascular;
Alterações na distribuição da gordura corporal;
Depressão.

Nessa fase, é ideal que a mulher faça consulta regulares com outros profissionais além do ginecologista habitual, especialmente com o cardiologista e, se necessário, o psicólogo. Devido à redução do metabolismo ocasionado pela idade, pode haver ganho de peso, aumento do nível do colesterol e, consequentemente, da Pressão Arterial. Para evitar esses sintomas, recomenda-se a visita ao cardiologista uma vez por ano, para que assim o profissional possa orientar exercícios físicos adequados. Em casos de baixa autoestima e depressão, o psicólogo é o profissional que dará o suporte necessário para a superação dessa fase repleta de desafios.
DIAGNÓSTICOS

 
 Não há uma data certa para a menopausa ocorrer, no entanto há um indicativo para saber se a mulher está no climatério. O principal sintoma é a escassez da menstruação.

Ir regularmente ao médico é importante para confirmar se, de fato, a mulher entrou na menopausa. Em algumas mulheres, a menstruação vai se espaçando com um intervalo cada vez maior, até parar. Em outras, cessa de uma vez. “Só se saberá que é a última depois de um ano sem nenhum sangramento. Então se confirma que a mulher não pode mais ficar grávida”, declara o ginecologista e psicólogo Jorge José Serapião, professor do Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Se a mulher toma pílula, pondera ele, o diagnóstico é mais difícil. Serapião avisa que “a pílula cria um ciclo artificial. Em determinada idade, se surgirem contraindicações ao seu uso, pode haver a necessidade de troca por dispositivos intrauterino (DIU) ou algum método definitivo, como ligadura de trompas”, explica o ginecologista e psicólogo.

Alguns tipos de DIU com progesterona também dificultam o diagnóstico, porque suspendem artificialmente a menstruação. “Se a mulher quiser ter certeza de que está na menopausa, não existirá a necessidade de retirar o DIU. Podem ser realizadas as dosagens hormonais, como as do FSH e LH, na faixa próxima a dos 50 anos”, comenta Serapião.
EXAMES

Durante o climatério, a consulta com o ginecologista deve continuar regularmente. O ginecologista e psicólogo Jorge José Serapião, professor do Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que a visita ao médico e o exame clínico nessa nova etapa continuam sendo importantes. “De modo geral, as mulheres tendem a diminuir as visitas ao médico, mas o ideal seria que a frequência de uma vez ao ano não fosse alterada.”

Para detectar o início da menopausa, o exame clínico, em certos casos, é mais preciso, assim como o exame manual das mamas em relação à mamografia. É também através dos relatos da mulher ao seu médico que é possível analisar as variações na concentração dos hormônios, como progesterona, estrogênio e FSH.

De acordo com os eventuais sintomas, o médico poderá solicitar exames complementares. Caso suspeite de anemia, o especialista poderá solicitar um hemograma. Os exames mais solicitados são a mamografia, a ultrassonografia e o papanicolau. Para ajudar na detecção precoce de doenças, o ginecologista pode pedir ultrassom transvaginal e exames de sangue.
TRATAMENTOS E CUIDADOS

O método mais eficaz de tratar a menopausa é a terapia de reposição hormonal. Ela traz de volta ao organismo os hormônios estrogênio e progesterona, de modo a amenizar e/ou reverter os sintomas da menopausa, tais como ondas de calor, depressão, ressecamento vaginal, falta de libido, entre outros.

O tratamento é realizado por meio de comprimidos, adesivos ou géis que repõem o estrogênio. Os medicamentos mais recomendados são comprimidos para consumo diário, que contêm progesterona e hormônio esteroide feminino para proteger o útero.

Outro método utilizado é o uso da pílula anticoncepcional, no qual a mulher toma por três semanas e faz um intervalo de sete dias. A grande diferença entre a “pílula” e o comprimido de terapia hormonal é a concentração de hormônios, isso porque no tratamento hormonal é usado o estrogênio natural em doses mínimas, apenas o suficiente para que a mulher se sinta bem. Já a pílula possui estrogênio sintético e seu objetivo maior é evitar a gravidez.

O tratamento hormonal pode ser realizado por meio de medicamentos com progesterona e hormônio esteroide, apenas com estrogênio, ou, em alguns casos, com hormônio masculino – a testosterona. Há também os tratamentos não hormonais que procuram amenizar os sintomas sem repor os hormônios em queda. Alguns desses tratamentos usam inibidores de receptação de serotonina, clonidina, cinarizina. Ainda há tratamento sem medicação, como acupuntura, relaxamento, etc.

O tratamento para a menopausa varia de acordo com o perfil de cada paciente. É necessário primeiramente analisar as condições físicas, como a Pressão Arterial, para então escolher o tratamento adequado para cada mulher. Os primeiros resultados da reposição hormonal aparecem, geralmente, após um mês do início do tratamento.
CONVIVENDO

Dúvidas sobre a Menopausa

Com sintomas tão abrangentes, que vão de ondas de calor a depressão – não é à toa que tantos mitos envolvam o climatério –, a transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva tem como marco a última menstruação. Como esse período traz um quadro muito particular de sintomas e tratamentos para cada mulher, é natural que surjam várias dúvidas. Por isso, é importante consultar seu médico ginecologista, uma vez que somente ele poderá tirar todas as dúvidas sobre a terapia de reposição hormonal. Confira os mitos e verdades sobre essa importante etapa na vida de todas as mulheres:
A reposição hormonal é obrigatória para todas as mulheres?

Mito. A terapia de reposição hormonal (TRH) é indicada para mulheres que têm sintomas relacionados à falta de estrogênio, como ondas de calor, sudorese noturna, secura vaginal, insônia e etc. Outra vantagem do tratamento é a prevenção da osteoporose. Quanto à doença cardiovascular, a TRH não é mais usada para prevenção, a qual é feita com atividade física e controle dos fatores de risco. Segundo o ginecologista Marcel da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (Sogesp), algumas mulheres não sentem nenhuma alteração em seu bem-estar e, por isso, não precisam de terapia hormonal. Há mulheres que sentem um único sintoma e que pode ter tratamento específico.

Em alguns casos, a reposição é contraindicada, como histórico ou tendência de câncer de mama e trombose . O estrogênio reposto pela terapia hormonal pode aumentar o risco dessas doenças se desenvolverem. A influência, porém, é pequena, diz Steiner. “Um estudo mostra que, entre as mulheres que não fazem terapia hormonal, a ocorrência de câncer de mama anual é de 30 casos por grupo de 10 mil pessoas. Nas mulheres que fizeram terapia hormonal, o número sobe para 38.”, afirma o especialista.
A terapia de reposição hormonal estimula o bem estar, deixando a pele e o cabelo mais bonitos?

Verdade. A reposição hormonal melhora a elasticidade da pele e da mucosa. Além disso, o cabelo tende a ficar mais bonito e volumoso. Em geral, são mudanças sutis, embora perceptíveis pela própria paciente.
O tratamento de reposição hormonal facilita o ganho de peso?

Mito. Dependendo do tipo de terapia hormonal, pode haver ganho de peso por conta do inchaço. No entanto, não ocorre o ganho calórico. Há dois fatores que influenciam os quilinhos a mais nessa fase: a queda do estrogênio (parcialmente compensada pela reposição hormonal) e, sobretudo, o envelhecimento, que reduz o ritmo do metabolismo. Segundo especialistas, a falta de estrogênio aumenta o risco de acúmulo de gordura na barriga, como o que acontece nos homens. Isso aumenta o risco de diabetes, colesterol e doenças cardiovasculares.
O tratamento de reposição hormonal pode provocar doenças cardiovasculares?

Depende. Se a mulher faz o tratamento quando está entrando no climatério, ele ajuda a diminuir a incidência de doenças cardiovasculares. Se já se passaram cinco ou sete anos da última menstruação e o tratamento é feito, o risco aumenta.

O estrogênio é um hormônio que ajuda a evitar doenças cardiovasculares – por isso o homem que não tem essa substância sofre mais infarto e acidente vascular cerebral (AVC, também chamado de derrame). Quando a mulher entra no climatério, sua produção de estrogênio diminui gradualmente, até parar por completo, o que tende a intensificar o depósito de gordura em veias e artérias. Após alguns anos, ela já sofre os efeitos de não ter esse hormônio. Se, depois disso, você der estrogênio para essa mulher, ele vai trazer problemas para o vaso, cuja placa de aterosclerose pode evoluir para ruptura e trombose, e, dependendo do órgão acometido, causar infarto do miocárdio ou derrame.

Não por acaso, a principal causa de morte da mulher na pós-menopausa são as doenças cardiovasculares. Se ela não faz terapia hormonal, tem que se exercitar e manter uma dieta equilibrada para que o coração se mantenha saudável. Além disso, também é feita a terapia hormonal.
O tratamento reverte sintomas do climatério, como falta de libido e secura vaginal?

Verdade. A terapia hormonal é o mais eficaz dos tratamentos. É também amplo: melhora a pele, protege os ossos e o coração, além de diminuir a secura vaginal.
Podem ocorrer sangramentos durante o tratamento?

Verdade. Pode ser um efeito colateral do remédio, às vezes porque não se acertou a dose. É muito mais um problema com o medicamento do que com a paciente em si. Este tipo de tratamento costuma melhorar com o tempo de uso do medicamento.

Há diferentes tipos de tratamentos. Quando a paciente tem útero, usam-se estrogênio e progesterona (esta protege contra câncer de endométrio). Para as mulheres que não têm útero, utiliza-se somente o estrogênio. Neste tipo de tratamento, os riscos de câncer de mama são quase nulos. 

Existe relação entre a idade em que a mulher tem a primeira menstruação (menarca) e a última (menopausa)? Se ela teve a primeira menstruação cedo, com 11 anos, a última delas vai ser cedo também, com 40 anos?

Mito. A única relação é com a carga genética. O período em que a paciente vai entrar na menopausa é parecido com o que a mãe passou.
A mulher que tomou pílula anticoncepcional por muito tempo vai demorar a entrar na menopausa?

Mito. O anticoncepcional não influencia na data de início do climatério.


Fonte: Gineco.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A vagina é um órgão muito sensível a alterações ambientais e suscetível ao desequilíbrio. Certamente seu médico já falou sobre os principais fatores que podem prejudicar a saúde da região, como a falta de higiene, o uso de roupas muito apertadas, o sexo desprotegido, a prolongação no uso do mesmo absorvente, entre muitos outros.

Entretanto, alguns conselhos parecem ser esquecidos por grande parte dos profissionais, já que se tratam de informações mais específicas – porém, igualmente importantes. Conheça 5 coisas que você deve saber sobre a saúde da sua vagina, mas, provavelmente, nunca ouviu falar:


1- Faça xixi antes do sexo – Você provavelmente já ouviu falar que urinar logo após o sexo é uma medida fundamental para evitar a infecção de urina, o que é verdade. No entanto, poucos sabem que fazer xixi antes do sexo também é importante para evitar problemas de saúde. Quando a bexiga está cheia, há mais espaço para as bactérias se proliferarem.

2 - Use calcinhas de algodão e calças leves durante o exercício físico – Calças legging facilitam o abafamento da região íntima, que causa a proliferação de bactérias e fungos. Some isso ao suor produzido durante a atividade física e você tem o ambiente perfeito para infecções. É melhor usar calcinhas de algodão e calças leves durante o treino para absorver a umidade e se trocar logo após o exercício. Isso evita que a região fique úmida por muito tempo.

3 - A pílula pode causar ressecamento da vagina – Se você percebeu uma baixa lubrificação depois que começou a usar o método contraceptivo, saiba que isso não é decorrente da falta de desejo. Muitas mulheres observam ressecamento vaginal e perda de libido com o uso da pílula anticoncepcional, sendo necessário usar um produto lubrificante durante o sexo para evitar traumas.

4 - Exercícios pélvicos são importantes para a sua saúde – A incontinência urinária atinge cerca de
30% das mulheres. Uma das formas mais eficazes de evitar ou mesmo combater o problema é fazendo movimentos que fortalecem o assoalho pélvico, como pompoarismo ou exercícios de Kegel. Eles deixam a musculatura tonificada e ainda melhoram o prazer.




5 - Diabetes pode dificultar o orgasmo – A doença pode causar redução de sensibilidade no clitóris, dificuldade na transmissão de estímulos nervosos, menor irrigação na região e perda de lubrificação natural.




Fonte: Bolsa de Mulher.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Se vai aproveitar nossas suítes eróticas e não sabe como se comportar!
Vale a pena conferir o vídeo e aprender algumas posições para ter um máximo de prazer na cadeira erótica.




sexta-feira, 3 de outubro de 2014


Você certamente já conheceu algum homem gordofóbico, desses bem machistas, e que, de repente, se viu perdidamente apaixonado por uma gordinha. É mais ou menos como aquele ditado popular: “não cospe para cima que cai na sua testa”. O cara vai lá, cospe pra cima, desfila com magrinhas, esculhamba as gordinhas mas, de repente, se vê completamente rendido, dominado e obcecado por uma mulher de medidas generosas, bem mais pesada do que ele.

Normalmente esse tipo de cara não se apaixona por uma gorda a primeira vista. Ele vai lá, sai com ela escondido dos amigos, se convencendo de que tudo não vai passar de apenas uma noite e que ninguém precisa ficar sabendo. Tem aquela ideia retrógrada de que gordinhas são mais fáceis e blá blá blá, que vai ser bem mais fácil levar uma gorda para a cama do que uma mulher magra. Ele sente que está usando a gorda, quando na verdade ele também está sendo usado por ela. Sexo é troca. Realmente tudo pode não passar de uma noite e pronto. Mas e quando o cara gama? Se apaixona? Tem com a gorda uma noite maravilhosa, que jamais teve com nenhuma mulher?

Ah, minha amiga, é aí que, ele, que zombou a vida inteira de gordas, certamente vai demorar meses até assumir sua fofinha por aí. Terá vergonha de ser ridicularizado da mesma forma com que ridicularizava as outras pessoas. Se ele estiver diante de uma gorda submissa, coitadinha, certamente estenderá esse romance secreto por muito tempo. Se na verdade ela for um mulherão, ele estará perdido! Ou assume sua gorda de vez, ou corre o risco de perdê-la para outro (ou o melhor, ela simplesmente pode preferir ficar sozinha).

Perguntei para alguns amigos, ex-gordofóbicos (mesmo que contidos, não explícitos) o que as gordinhas tem que as magras não tem. Veja as respostas mais comuns abaixo:


Gordinhas são mais quentes na cama

Essa é a unanimidade! E eles ainda tem as teorias do porquê as gordinhas serem mais quentes e terem menos frescura na cama:

1) Sabem que é difícil para elas estarem com caras tão bonitos (argh!) e por isso querem se esforçar em agradá-los (muito machista essa resposta, né?! MAS VÁRIOS PENSAM ISSO)

2) Tem em proporção maior o que os homens adoram: peito e bunda!

3) Transam de luz acesa/tem menos vergonha do copo que as magras. Isso achei bem interessante e, segundo alguns rapazes, eles acreditam que se deva ao fato das magrinhas tentarem esconder suas imperfeições, que normalmente são poucas, enquanto a gordinha sabe que mesmo que se esforçasse, não conseguiria esconder toda a sua celulite ou gordurinhas, lidando, dessa forma, melhor com o próprio corpo.

Gordinhas são mais companheiras

Todos dizem que as gordinhas são mais pacientes, boas ouvintes, engraçadas e tolerantes (não sou nada disso! hahaha sou uma magra em um corpo gordo, será?). “Não vejo a hora passar quando estou com ela”, disse um amigo, para mim. Lindo, não é? Existe romantismo na safadeza!



Gordinhas são mais dispostas

Alguns rapazes dizem que as gordinhas são mais dispostas (seja para passear, transar ou conversar) que as magrinhas. E eu me pergunto: de onde é que eles tiraram isso? Será que é porque ingerimos mais calorias e fazemos menos exercício, gastando com coisas mais legais? rsrrs

***

O título dessa matéria foi um simples chamariz, pois não acredito em competições desse tipo entre mulheres. Não somos todas iguais. Não somos uma fórmula. Magras, não me batam! Não acho que vocês sejam inferiores às gordas (embora eu seja bem melhor hoje em todos os sentidos do que quando era magrinha :p) . Não gosto quando homens nos definem sexualmente tendo como base o nosso físico, as nossas gordurinhas, como se cada uma de nós não tivesse sua própria individualidade, personalidade e sexualidade.


Não gosto quando homens falam como se tivessem nos escolhido, quando na verdade qualquer relacionamento, seja sexual, amizade, casual, amoroso, necessita da vontade de 2 (ou mais!) pessoas para existir.

O interessante dessas colocações é saber como os pensam para definirmos se entramos ou não nessa de mulher objeto, nessa jogada. Ah, e não se esqueça: nem todo cara é um idiota que terá vergonha de você. :p

Por: Renata Poskus Vaz